Fernanda Ribeiro Lima
Ayurveda e Bem Estar

Uma maneira natural de cura

 

Meus serviços holísticos

Tratamentos complementares de saúde

 

Medicina Ayurveda

Uma ciência milenar

O que é Ayurveda?


Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.

É parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, massagem, dieta, meditação, yoga, pranayamas, astrologia védica e aromaterapia.


Segundo o Ayurveda, o universo é um vasto campo de energia e informação, é uma manifestação da inteligência cósmica, que gradualmente se torna matéria para explorar todas as suas diferentes possibilidades e ação e experiência.


Os grandes cinco elementos, Éter, ar, fogo, água e terra manifestam e criam o mundo e explicam como as forças internas e externas se unem. Éter é o elemento primário, aquele que dá origem a todos os outros.  


Através do movimento ele se torna o ar. Pela repetição do movimento do ar, surge o atrito que gera o fogo. Este evapora e se condensa em água, que por sua vez se condensa e se torna terra.

Portanto é importante entendermos que o espaço gera todos os outros elementos, e que um é intrínseco ao outro. 


Ou seja Tudo é UM!


O Ayurveda considera o ser humano como o microcosmo do macrocosmo, uma parte do todo que contem o todo. Ou seja somos formados pelos mesmos cinco grandes elementos que formam o universo. E esses cinco elementos se unem em proporções únicas e individuais para gerar nossa constituição psico-física, chamada em sânscrito de Dosha.

Aromaterapia 

O poder ancestral de cura das plantas

As principais ferramentas de tratamento para a prevenção de doenças pelo Ayurveda são as ervas medicinais, as massagens e uma dieta apropriada ao seu dosha. Essas terapias atuam principalmente no corpo denso e físico. A aromaterapia, o uso de cristais, a cromoterapia e os mantras atuam em um nível mais sutil, curando através da mente e dos Gunas (Tamas, Rajas e Sattwa) e da absorção das impressões sutis pelos cinco sentidos.

O uso dos óleos essenciais no Ayurveda pode ser feito através de massagens, e também na aplicação em pontos específicos de energia chamados pontos marma. Os óleos essenciais devem ser misturados com algum óleo vegetal antes de serem aplicados diretamente na pele.

Tratamentos

Tudo que você precisa

 

Massagem Abhyanga

Afeto e carinho

Abhyanga: O carro chefe do meu trabalho minha paixão.

Ao pensarmos em tratamento ayurvédico, logo vem a mente uma massagem com muito óleo - muito mais óleo do que em uma massagem tradicional, e o conceito de abhyanga é exatamente este: olear, espalhar óleo, untar. A abhyanga é uma terapia de snehana (oleação) que pode ser traduzida por óleo, mas também por carinho e afeto. É a massagem mais usada nos tratamentos ayurvédicos, sendo base para todas as outras e realizada quase sempre antes de outras modalilades. A abhyanga é uma oleação feita com óleo morno escolhido de acordo com o dosha do paciente, sendo que o tempo, o ritmo e a pressão também seguem este conceito. Durante o tratamento todos os pontos marma são manipulados com a função de mobilizar toxinas para que elas sejam eliminadas e leves alongamentos são realizados com a mesma função. 

O Ayurveda tem uma abordagem diferente da massoterapia que, utiliza as manobras principalmente com fins de relaxamento muscular e emocional. A massagem é a principal ferramenta terapêutica nos tratamentos ayurvédicos pois é através dela que as toxinas são mobilizadas pelo organismo e o maior órgão do corpo humano, a pele, é utilizado como via de absorção das ervas medicinais contidas nos óleos preparados. 

Funções da abhyanga:

1. absorção de óleo medicado via cutâneo

2. mobilização de toxinas (ama): para o Ayurveda, as toxinas se manifestam através de ama, uma substância tóxica e pegajosa que gruda nos tecidos do corpo como uma massinha. Para remover ama do corpo deve-se fazer com que ela retorne para seu local de origem - o sistema digestivo, para que possa ser digerida e eliminada do corpo. Neste caso, o óleo e os movimentos da massagem é que fazem com que as toxinas desgrudem dos tecidos.

3. Ativar pontos de energia parada estimulando os pontos Marmas.

4. Desbloquear os srotas (canais físicos) e os nadis (canais sutis).


Indicações do abhyanga:

1. Como Purva Karma - preparação do Panchakarma (cinco processos de desintoxicação profunda que tem o objetivo de eliminar o dosha em excesso que está causando doença).

2. Como terapia de Shamana ou pacificação do dosha desequilibrado.

3. Como terapia de tonificação e rejuvenecimento – rasayana. Assim como as massagens sistêmicas, a abhyanga promove uma maior oxigenação dos tecidos do corpo. Para o Ayurveda, prana, a energia vital é carregada pelo oxigênio em nossa corrente sanguínea e a abhyanga aumenta a concentração desta energia vital no corpo.

4. Como terapia anti-vata ou para reduzir o dosha Vata 


Contra indicações:

1. Febre – para o Ayurveda, a febre consiste em Ama não digerida, a massagem neste caso pode piorar os sintomas pois espalha ainda mais as toxinas pelo corpo.

2. Excesso de Ama – observe se a língua apresenta saburra branca e espessa, neste caso é melhor ingerir ervas que eliminem este excesso antes de começar o tratamento. Três dias tomando trikatu devem ser o suficiente.

3. Diarréia

4. Indigestão, intoxicação alimentar e logo após refeição

5. menstruação


Aconselhamento Ayurvédico

Entenda sua natureza

O Ayurveda trata e reconhece o indivíduo de forma integrada unindo o aspecto físico, mental e espiritual como algo único. Prioriza a prevenção, possuindo métodos únicos e milenares eficazes que vem sendo utilizados a milênios na Índia.

O atendimento consiste em uma consulta e avaliação para a identificação da sua constituição e os Doshas predominantes, desarmonias existentes, avaliação de presença de AMA (toxina) ou intoxicação no organismo e a vitalidade que se encontra o organismo.

Quem sou e o que faço

Minha jornada

Desde 2004 sigo no caminho da evolução da consciência e de um profundo estudo das filosofias da Índia. 


Sempre fui uma apaixonada pelo desenvolvimento do ser humano e de como podemos integrar todas as partes de nossas vidas. 


No mundo atual, onde a maioria das pessoas vive uma vida corrida, com muito stress, sem tempo para si mesmas e para se cuidar, o Ayurveda, as filosofias do Yoga e o encontro com a sua Espiritualidade é de extrema ajuda e importância para acharmos o equilíbrio interno.


Iniciei minha jornada me formando em Yoga Massagem Ayurvédica seguindo os métodos criados pela indiana Kussum Modak. Ao entrar nesse universo, fui convidada a trabalhar em parceria com uma amiga terapeuta formada em Ayurveda na Espanha, no seu então novo Spa na Vila Olímpia em SP.

Aprendi muito com ela, me apaixonei pelo Ayurveda e resolvi me formar.


Foram 2 anos de curso e muito estudo. Me formei pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, 

com o meu querido mestre e professor Dr. Ruguê.

Logo após, comecei a trabalhar como terapeuta ayurvédica no CIYMAM (Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda) espaço da minha querida professora e mestra Marcia De Luca.


Fiz formação em Yoga com as professoras Marcia De Luca e Greta Hill num programa único que misturou com grande harmonia as ciências irmãs Ayurveda e Yoga.


No ano de 2008, em Rishikesh na Índia, participei da Conferência Internacional de Ayurveda &Yoga e de um retiro de Ayurveda com o renomado mestre e professor americano David Frawley.


Fiz algumas viagens para a Asia sempre buscando conhecimento nas tradições orientais.


Recentemente eu fiz uma formação em Filosofia do Yoga no Instituto Paulista de Sanscrito.
Também me aprofundei na Massagem Biodinâmica. 

Atualmente estou fazendo um curso de formação em Aromaterapia com a Samia Maluf.


 Meu propósito de vida ou Dharma é levar esse conhecimento milenar até vocês e de alguma forma plantar uma sementinha de amor, paz, bem estar, união e conexão com a sua própria essência. 

 
16938934_10211268439842862_1004210309273

Mangalam Dishatu Me Maheshwari

Mangalam Dishatu Me Sada Shiva

Que a Deusa Maheshwari seja auspiciosa para comigo

Que o Deus Shiva seja auspicioso para comigo 

~ Vedas

 

Entre em contato

R. Amauri, 352 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01407-200, Brasil

Tel: (11) 981025577

IMG_0710.jpg
 

©2019 by Fernanda Ribeiro Lima. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now