top of page
Blog: Blog2
Buscar
  • Foto do escritorFernanda Vasconcelos

O que é o Ayurveda




Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade possuindo mais de 5000 anos de existência.

É parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, massagem, dieta, meditação, yoga, pranayamas, astrologia védica e aromaterapia.

Segundo o Ayurveda, o universo é um vasto campo de energia e informação, é uma manifestação da inteligência cósmica, que gradualmente se torna matéria para explorar todas as suas diferentes possibilidades e ação e experiência.

Os grandes cinco elementos, Éter, ar, fogo, água e terra manifestam e criam o mundo e explicam como as forças internas e externas se unem. Éter é o elemento primário, aquele que dá origem a todos os outros.  

Através do movimento ele se torna o ar. Pela repetição do movimento do ar, surge o atrito que gera o fogo. Este evapora e se condensa em água, que por sua vez se condensa e se torna terra.

Portanto é importante entendermos que o espaço gera todos os outros elementos, e que um é intrínseco ao outro. 

Ou seja Tudo é UM!

O Ayurveda considera o ser humano como o microcosmo do macrocosmo, uma parte do todo que contem o todo. Ou seja somos formados pelos mesmos cinco grandes elementos que formam o universo. E esses cinco elementos se unem em proporções únicas e individuais para gerar nossa constituição psico-física, chamada em sânscrito de Dosha.

6 visualizações0 comentário
bottom of page